Ações para redução do consumo de água no Pátio Pirajá e nas estações da Linha 2 do metrô

  • Torneiras com fechamento automático

A maioria das torneiras implantadas, no Pátio Pirajá, são automáticas com o objetivo de evitar o desperdício e  diminuir o ritmo da água (40% menos do que numa torneira tradicional).

  • Lavador automático de trens

A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais. Tem como principal finalidade recuperar, tratar e reutilizar 85% do total da água utilizada na lavagem das composições.

  • Reuso de água de chuva

Este sistema capta água de chuva proveniente das coberturas das estações da Linha 2 do Metrô e das 2 novas estações do Tramo III e direciona para reservatórios de água de reuso para utilização dessa água em todos os vasos sanitários, proporcionando uma redução do consumo de água potável.

Redução do consumo de energia no pátio e estações

  • Utilização de lâmpadas LED

Tanto as áreas administrativas e operacionais do Pátio Pirajá como a vias de acesso ao Pátio,  internas e externas, plataformas das estações da linha 1 e todas as estações e terminais da linha 2, são iluminadas utilizando LEDS. Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Mas a principal vantagem é a eficiência. LEDs geram pouco calor e uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica está indo diretamente para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente.

  • Instalação de brises

Ao redor das estruturas dos blocos do Pátio Pirajá foram instalados brises de diversos materiais. Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido.

- Controla os ganhos térmicos;

- Equilibra a iluminação no ambiente interno;

- Permite a ventilação dos locais.

Melhoria da qualidade do ar

  • No Pátio Pirajá – sede da CCR Metrô Bahia, foi implantado um pomar, entre as árvores frutíferas plantadas, estão a jabuticaba, acerola, manga, caju, figo, etc.. Entre os benefícios que as árvores proporcionam, os principais são:

- Absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global;

- Ajudam a reduzir a sensação de calor;

- Melhoram a qualidade do ar e fornecem sombra.

  • Caminhos da Cidadania – Programa de educação que oferece conteúdos gratuitos sobre cidadania. A formação é em formato EAD para aos professores do ensino fundamental I das escolas públicas municipais.
  • Co.Liga– O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, está oferecendo mais de 40 cursos gratuitos pela Co.Liga escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).Para se inscrever nos diversos cursos oferecidos, como Edição e Tratamento de Fotografia, Programação Criativa, Introdução ao Roteiro Audiovisual, Fundamentos de Empreendedorismo e Segurança Alimentar na Gastronomia, bem como História e Fundamentos da Programação, que abrangem temas como CSS, HTML, Javascript, entre outros, é necessário ter mais de 15 anos e acessar a plataforma virtual coliga.digital. 
  • FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho – uma das maiores festas literárias do país, realizada em Salvador, promove, rodas de conversa, lançamentos de 

Flipelô       

  • Engajamento para doação de sangue;
  • Campanhas de combate à fome.

 

                            Arrecadação de alimentos

Nossas ações de promoção da equidade no ambiente de trabalho

O Grupo CCR tem pautado a sua atuação na agenda de Diversidade & Inclusão para construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor para todos os perfis de colaboradores. O Grupo e as suas plataformas de negócio realizam ações permanentes para ampliar a presença das mulheres em cargos de liderança e em posições operacionais, oferecendo vagas afirmativas, firmando parcerias com entidades educacionais, capacitações profissionais e campanhas de cadastramento de currículos, bem como estabelecendo normas e processos internos que visem a uma remuneração igualitária e processos de avaliação de desempenho imparciais. 

Na CCR Metrô Bahia, hoje, as mulheres correspondem a 32% do quadro total de colaboradores e, ao final do primeiro trimestre de 2024, 33,3% das posições em cargos de liderança eram ocupadas por mulheres.

O Grupo CCR dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os seus colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial a desempenho dos seus colaboradores.

Para ter acesso ao Relatório de Transparência Salarial da CCR Metrô Bahia, clique no link abaixo: 

  1. CCR Metrô Bahia