Sustentabilidade

Desde o início da operação, em 2014, realizamos 21 projetos sociais, campanhas sociais e ambientais e 18 campanhas com foco em voluntariado, atuando prioritariamente nos bairros do entorno do metrô.

Mais de 50 escolas públicas já foram beneficiadas com os nossos projetos itinerantes e realizamos o 1º projeto de empreendedorismo do pilar geração de renda do Instituto CCR, o Acelerando Seu Corre, em parceria com uma startup baiana, a Wakanda, beneficiando, somente em 2021, 570 pequenos negócios.

No início de 2022, foi lançado o Histórias do Metrô Bahia, uma iniciativa inédita que conta histórias transformadoras que foram vivenciadas por personagens ao longo desses 07 anos de operação.

  • Efeitos Protetores da Espironolactona Contra Lesão Miocárdica Induzida por Antraciclinas - Doação para Santa Casa de Misericórdia, para pesquisa que visa obter um resultado que vai possibilitar a redução da mortalidade resultante de problemas cardíacos ligados aos efeitos da quimioterapia em pacientes em tratamento do câncer. Representará um marco na oncologia.

  • Reforma em brinquedoteca - Reestruturação da brinquedoteca do Hospital da Criança, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Ações para redução do consumo de água no Pátio Pirajá e nas estações da Linha 2 do metrô

  • Torneiras com fechamento automático

A maioria das torneiras implantadas, no Pátio Pirajá, são automáticas com o objetivo de evitar o desperdício e  diminuir o ritmo da água (40% menos do que numa torneira tradicional).

  • Lavador automático de trens

A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais. Tem como principal finalidade recuperar, tratar e reutilizar 85% do total da água utilizada na lavagem das composições.

  • Reuso de água de chuva

Este sistema de reuso armazena as águas pluviais proveniente das coberturas das estações da Linha 2 do Metrô e direciona para um reservatório subterrâneo para utilização dessa água em todos os vasos sanitários, proporcionando uma redução do consumo de água potável.

Redução do consumo de energia no pátio e estações

  • Utilização de lâmpadas LED

Tanto as áreas administrativas e operacionais do Pátio Pirajá como a vias de acesso ao Pátio,  internas e externas, plataformas das estações da linha 1 e todas as estações e terminais da linha 2, são iluminadas utilizando LEDS. Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Mas a principal vantagem é a eficiência. LEDs geram pouco calor e uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica está indo diretamente para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente.

  • Instalação de brises

Ao redor das estruturas dos blocos do Pátio Pirajá foram instalados brises de diversos materiais. Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido.

- Controla os ganhos térmicos;

- Equilibra a iluminação no ambiente interno;

- Permite a ventilação dos locais.

Melhoria da qualidade do ar

  • No Pátio Pirajá – Sede da CCR Metrô Bahia, foi implantado um pomar, entre as árvores frutíferas plantadas, estão a jabuticaba, acerola, manga, caju, figo, etc.. Entre os benefícios que as árvores proporcionam, os principais são:

- Absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global;

- Ajudam a reduzir a sensação de calor;

- Melhoram a qualidade do ar e fornecem sombra.

  • Caminhos da Cidadania – Programa de educação que oferece conteúdos gratuitos sobre cidadania. A formação é em formato EAD para aos professores do ensino fundamental I das escolas públicas municipais.
  • Doação bibliotecas - Para escolas públicas, construída com materiais recicláveis, com um acervo de 500 livros cada.
  • Acelerando seu corre – Projeto visa capacitar pequenos empreendedores, com foco maior em mulheres e mães, por meio de um curso digital para aprimorar habilidades e assim ampliar os resultados dos negócios. Duas edições já ocorreram e 570 negócios foram acelerados.  

  • FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho – uma das maiores festas literárias do país, realizada em Salvador, promove, rodas de conversa, lançamentos de livros, apresentações teatrais, musicais, saraus.
  • JAM no MAM - Apresentações musicais de jazz no museu de Arte Moderna na Bahia.
  • Oportunidade Através do Esporte - Iniciação esportiva com o intuito de proporcionar a transformação sócio educacional através do esporte e lazer, de forma gratuita, para 300 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, na região de Salvador e Lauro de Freitas.

Flipelô       Esporte

  • Reformas em creches;
  • Recreação em lar de idosos;
  • Engajamento para doação de sangue;
  • Campanhas de combate à fome.

 

                            Arrecadação de alimentos