Linha 1

Linha 2

Metrô prepara estratégia especial de funcionamento e segurança para o Carnaval

O Carnaval de Salvador já é na próxima semana e os preparativos para a maior festa popular de rua do planeta estão a todo vapor. Nos circuitos, a montagem de camarotes muda o cenário das principais avenidas da cidade. Nos dias da folia, a realidade é outra: ruas bloqueadas, trânsito intenso e estacionamentos limitados. Para adiantar a viagem e levar os foliões para a festa com rapidez, conforto e segurança, a CCR Metrô Bahia preparou um esquema especial de funcionamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. De 22 a 26 de fevereiro, o metrô vai funcionar das 4h30 às 1h30 para embarque na Estação Lapa. Até as 4h50 e depois da 00h, as demais estações funcionam apenas para desembarque. Ao todo, serão 35 trens em operação.

A segurança no metrô também ganhará reforço durante a folia de momo. A concessionária programou a ampliação no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) nas estações de metrô, trens e terminais de ônibus, além do apoio do Grupo de Pronta Resposta, formado por agentes treinados para atuar em eventos de grande público e do reforço do policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema, com o apoio da Polícia Militar. A CCR Metrô Bahia também vai utilizar portais de detectores de metal e equipamentos portáteis nos acessos às estações estratégicas e vai reforçar a quantidade de trens, diminuindo o intervalo entre eles, de acordo com a demanda. Os clientes também terão a segurança garantida com o monitoramento eletrônico por meio de mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Parte das imagens também são monitoradas diretamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP e contam com a tecnologia de reconhecimento facial da secretaria.

 As estações Lapa e Campo da Pólvora são as mais próximas dos circuitos da folia. De lá, é possível seguir a pé para os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) ou integrar com ônibus, táxi, mototáxi ou transporte por aplicativo para chegar até o circuito Dodô (Barra-Ondina). Incluir o metrô no deslocamento é uma escolha que vai agregar rapidez - por estar livre de congestionamentos, segurança, conforto e previsibilidade. Uma alternativa para não perder a saída do bloco, curtir o camarote desde o início e ainda economizar tempo e dinheiro.

O metrô é também uma boa opção para quem mora na Região Metropolitana de Salvador. Para chegar aos circuitos da folia, a viagem sobre trilhos dura cerca de 40 minutos. Os terminais de ônibus integrados administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga – também irão antecipar o início das atividades para as 4h da manhã. Quem quiser integrar o metrô com o carro particular, pode utilizar o estacionamento privado, localizado no Terminal de Ônibus Pituaçu. O local conta com 370 vagas e o acesso é feito pela 4° Avenida ao CAB. Nos dias de Carnaval, o estacionamento vai funcionar 24 horas. A credencial de acesso pode ser adquirida antecipadamente.

 

Dica de viagem

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,70. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô, podendo pagar inclusive com cartão de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.  Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações. Além disso, os clientes podem comprar créditos em mais de 3 mil pontos de vendas distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. A compra na Rede Credenciada deve ser realizada em dinheiro e a carga será efetivada no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes do cliente se dirigir às catracas de acesso do metrô.

 

 Primeiros socorros

 O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para realizar os procedimentos de primeiros socorros e prestar o devido atendimento aos usuários, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.

 

Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

·         Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;

·         Consumir bebidas alcoólicas;

·         Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;

·         Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;

·         Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;

·         Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;

·        Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;

·         Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

 

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

  

SERVIÇO:

Horário de funcionamento: De 22 a 26 de fevereiro, apenas a Estação Lapa estará aberta para embarque das 4h30 às 1h30. A operação normal funciona das 5h à meia-noite, todos os dias. Até as 4h50 e depois da 00h, as demais estações funcionam apenas para desembarque.

Quanto custa: R$ 3,70. Também será possível fazer a integração entre metrô e ônibus urbano ou metropolitano, pagando apenas uma passagem, com a utilização dos cartões CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse.


VOLTAR
}