CCR Metrô Bahia lança conjunto de ações para comemorar Semana da Mobilidade Urbana

Desde a implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é fato que a forma dos baianos se deslocarem pela cidade mudou. A intermodalidade e a integração tarifária aliadas à opção por deixar o veículo em casa e sair com segurança, conforto, rapidez e previsibilidade trouxe um cenário mais dinâmico e ágil à locomoção na cidade. Com o intuito de celebrar toda essa transformação na mobilidade da cidade e também na qualidade de vida dos clientes, a CCR Metrô Bahia vai promover, entre os dias 21 a 25 de setembro, a Semana da Mobilidade Urbana. O evento que foi adaptado para os meios digitais por conta do atual cenário de pandemia, conta com uma vasta programação que vai desde exposição física e virtual até programa de visitas online.

Para dar início à semana, a partir do dia 21, a Estação Aeroporto de Metrô vai receber uma exposição inédita que traz os conceitos utilizados para a construção e o projeto cromático das estações típicas da Linha 2 do metrô, pelo escritório de arquitetura JBMC. A mostra Embarque nesta história que conta com belas imagens das estações típicas do metrô segue aberta para visitação até o dia 6 de outubro. Todo esse conteúdo também estará disponível na íntegra no site e todos aqueles que não estão utilizando o metrô neste momento podem conferir o acervo de fotos direto do computador ou smartphone com internet. Além de inovação, as Exposições Virtuais buscam descontrair e dar leveza ao dia a dia dos clientes do metrô e valorizar ações culturais, oferecendo espaço para os artistas mostrarem a sua arte. A concessionária também vai disponibilizar em seu site um material lúdico com jogos como palavra cruzada e caça palavras com conteúdo de mobilidade e curiosidades sobre o metrô baiano. Os arquivos estarão disponíveis para download gratuito, em formato PDF.

O ponto alto da Semana da Mobilidade Urbana é o dia 23 de setembro, quando acontecerá mais uma edição do Embarque Online. O programa de visitas que foi adaptado ao ambiente virtual vai fazer a integração e promover o intercâmbio de informações entre estudantes de engenharia e engenharia de transporte das universidades da Bahia (UFBA) e do Rio de Janeiro (UFRJ). Na ocasião, cerca de 70 participantes entre alunos e professores poderão entender o “jeito de fazer” do metrô baiano conhecendo os bastidores como o Centro de Controle Operacional (CCO) e a manutenção com o apoio de colaboradores dessas respectivas áreas. Também será possível visualizar os principais equipamentos como os consoles do CCO e a esmerilhadora de trilhos e procedimentos, e tirar dúvidas técnicas. No dia marcado, os participantes terão acesso ao conteúdo exclusivo por meio de um link disponibilizado pela concessionária, com transmissão online por uma plataforma digital. Todos receberão certificado.

Os colaboradores também serão contemplados com uma ação voltada para eles que é o Webinar Estações da Linha 2 – De que forma começou. O encontro online vai reunir o arquiteto e diretor da JBMC, Emiliano Fontoura, e o analista de engenharia viária da Engelog que acompanhou toda a implantação do metrô baiano, Luiz Fabiano, para conversar sobre a implantação das estações da Linha 2. O debate virtual acontece no dia 25, às 9h, via plataforma digital.

Para o Gestor de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, promover a mobilidade urbana sustentável é fruto de um trabalho de educação perene de todas as esferas. “Quando pensamos na Semana de Mobilidade Urbana levamos em conta toda a transformação estimulada pelo metrô na cidade e também todos os benefícios e qualidade de vida que o nosso cliente ganha ao utilizar o modal que é seguro, rápido e confortável. A nossa ideia é levar informação e conhecimento a toda população baiana. Aqui, abarcamos as crianças com as atividades lúdicas, os usuários com a exposição que apresenta os conceitos sustentáveis que também foram utilizados na construção de nossas estruturas, a comunidade acadêmica com informações técnicas e o nosso público interno com um compilado de todas as ações externas”, destaca.

As ações integram o programa Vem pra Cá que promove exposições e diversas outras ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade e inclusão durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

 

 Ações:

  • Exposição Embarque nesta história: De 21 de setembro a 6 de outubro, na Estação Aeroporto de Metrô
  • Embarque Online: Programa de visitas virtual com estudantes da UFBA e UFRJ, dia 23 de setembro, às 9h
  • Webinar Estações da Linha 2 – De que forma começou: Encontro online para colaboradores, dia 25 de setembro, às 9h
  • Material Lúdico: palavra cruzada e caça palavras

VOLTAR
}