Perguntas Frequentes

Como é a questão da acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência nas estações e nos trens?

O projeto da CCR Metrô Bahia contempla integralmente as necessidades de acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tanto nas estações como nos trens. Todos os funcionários contratados para trabalhar nas estações do metrô passaram por treinamentos específicos para prestar o melhor atendimento a esses usuários.

Como é feita a comunicação entre o usuário do metrô e o operador do trem em caso de problemas?

Os usuários, por sua vez, também podem comunicar qualquer ocorrência ou emergência ao operador de trem, bastando acionar o botão do intercomunicador instalado em cada carro. Testes mostram que essa comunicação é mantida mesmo em caso de interrupção de energia.

Como locar espaços ou anunciar nas estações da CCR Metrô Bahia?

É preciso entrar em contato com a área comercial da CCR Metrô Bahia pelo e-mail comercial.metrobahia@grupoccr.com.br ou pelo telefone (71) 3432-7777

Existem assentos preferenciais nos trens e nas plataformas de embarque do metrô?

O metrô conta com um total de 212 assentos por trem, além de 2 espaços para cadeiras de rodas. Desse número, a CCR Metrô Bahia destina 28 assentos identificados para o público preferencial, ou seja, pessoas com deficiência física, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e obesos.

Há espaço para cadeirantes nos trens?

Sim. Há 2 vagas para cadeiras de rodas por trem. Ficam próximas as cabines dos condutores do trem (porta 1 – identificada com o símbolo preferencial), do lado esquerdo.

O que garante a segurança do usuário em caso de pane?

Os sistemas de metrô operam com o conceito de falha segura, ou seja, em situações de falha, ele assume uma situação segura, que não coloque em risco os usuários. Além disso, toda Equipe de Atendimento da Companhia está capacitado e habilitado para todo apoio aos usuários em qualquer situação de anormalidade.

O que são a Linha 1 e a Linha 2 do sistema metroviário?

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas, com total de 32 km de extensão e 19 estações. Na Linha 1, já foram construídos os 12km projetados e o metrô está operado com 8 estações modernas e totalmente acessíveis. São elas: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá. Atualmente, o percurso de Lapa a Bom Juá pode ser feito em cerca de 15 minutos utilizando o metrô. A Linha 2, quando concluída, terá 19,4 km de via e 11 estações. O término da obra está previsto para 2017. O projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas prevê ainda a expansão da Linha 1, de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e, da Linha 2, da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas.

A Linha 1 do metrô do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi inagurada em 11 de Junho de 2014.

Onde fica o setor de Achados e Perdidos da CCR Metrô Bahia?

Fica localizado na Acesso Norte. Funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, as sexta-feiras, das 8h às 17h.

Os elevadores do metrô são de uso exclusivo ou preferencial?

Os elevadores do metrô são de uso preferencial. Ou seja, na ausência de gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou com crianças de colo, o uso do elevador é livre.

Qual a principal característica da PPP da CCR Metrô Bahia e Estado?

A concessionária é responsável pela aquisição de trens, sistemas de sinalização, centro de controle e comunicações, operação e manutenção das linhas do sistema metroviário por 30 anos.

Qual o endereço das estações existentes?

Lapa - Entrada pela Av. Vale do Tororó, s/n. Ao lado do Terminal de Ônibus Lapa, Nazaré. 

Campo da Pólvora - Entrada pela Praça do Largo Campo da Pólvora, Nazaré.

Brotas - Entrada pela Av. Mario Leal Ferreira (Bonocô) ou pela Rua das Pitangueiras – Matatu de Brotas.

Bonocô - Av. Mario Leal Ferreira (Bonocô).

Acesso Norte - Entrada pela Rua dos Rodoviários, s/n, Retiro (antes de subir a ladeira do Cabula à direita, ou pela passarela do Shopping Bela Vista)

Retiro - Entrada pela Rua Baixa de Santo Antônio, Retiro.

Bom Juá - Av. Barros Reis, s/n - Arraial do Retiro.

Pirajá - Rua da Indonésia, s/n - Granjas Rurais Presidentes Vargas

Qual o horário de funcionamento do bicicletário?

O bicicletário funciona todos os dias das 5h à meia-noite, inclusive finais de semana e feriados.

Qual o horário de funcionamento do metrô?

Todos os dias das 5h à meia-noite, inclusive nos finais de semana e feriados.

Qual o procedimento para enviar currículo para a CCR Metrô Bahia?

Se você tem interesse em fazer parte desta equipe, que está contribuindo para melhorar o transporte público na cidade de Salvador, cadastre seu currículo clicando aqui ou através do Sine Bahia.

Que estações estão em operação?

Estão em operação todas as oito estações da Linha 1, são elas: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá.

Todas as estações do metrô possuem piso tátil?

Sim. O direcional de fluxo para pessoas com deficiência visual é azul 3 o piso tátil de alerta tem cor amarela.

Todos os acessos às estações acompanham o horário da operação?

Sim.  Todos os acessos às estações acompanham o horário de operação. Isto é, todos os dias das 5h à meia-noite, inclusive finais de semana e feriados.