A CCR Metrô Bahia, em parceria com a Embasa, vai promover uma ação de celebração antecipada ao Dia Mundial da Água. Nesta quinta-feira (21), das 8h às 15h, a Estação Acesso Norte de Metrô vai receber uma maquete digital que fará a demonstração dos processos envolvidos na prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, incluindo o processo de consumo nos domicílios com orientações úteis para o consumo sem desperdício na chamada "casa eficiente". A atração vai apresentar desde a captação da água no manancial, passando pelo tratamento para se tornar própria ao consumo humano, depois sendo distribuída pela rede até chegar na "casa eficiente" para, então, ser descartada na rede coletora de esgoto, passar novamente por tratamento e ser devolvida ao rio em condições adequadas para não poluir os recursos hídricos disponíveis no meio ambiente. Técnicos da área socioambiental da Embasa vão apresentar este ciclo e tirarão dúvidas dos clientes que passarem pelo local. A ação contará ainda com a distribuição de um copo de água potável produzida pela Embasa. 

A parceria tem como objetivo conscientizar a população para a importância da preservação da água para o meio ambiente e para a vida humana, uma das missões da CCR Metrô Bahia em seu dia a dia. Em busca de soluções alternativas para reduzir o consumo de água e evitar a poluição dos recursos hídricos, a concessionária adota diversas práticas sustentáveis. Além da campanha de conscientização permanente para colaboradores e clientes, alertando para os prejuízos do desperdício da água, a concessionária possui dispositivos como torneiras de fechamento automático e com regulador de vazão que contribuem para a redução de consumo de água 40% a menos do que uma torneira tradicional, assim como vasos sanitários com acionamento parcial e total da vazão da água da caixa que promovem uma economia de água de até 50% em comparação com vasos sem este dispositivo.

A máquina de lavar trens, instalada no Complexo Integrado de Operação e Manutenção Pirajá, também é sustentável. Ela faz o reuso de 95% da água utilizada no processo que dura, no máximo, 5 minutos. A máquina automática tem potencial para recuperar e tratar a água para o reuso e é muito semelhante a um lava-rápido de carros. “O metrô é um transporte sustentável por ser movido a energia elétrica, de fonte limpa e renovável, com baixa emissão de CO2. Os princípios de sustentabilidade se estendem à grande parte da estrutura e dos processos do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Em todas as nossas ações há um esforço muito grande para o consumo consciente da água e isso vai desde a lavagem dos trens até a operação diária”, destaca o gestor de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.


VOLTAR
}