CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia é a concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A concessão é uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões, entre o Grupo CCR, uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina, e o Estado da Bahia.

Por um período de 30 anos, de 2013 a 2043, a PPP promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros (ônibus urbanos) e das estações de Metrô. O metrô contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade e região metropolitana

Qualidade

As estações metroviárias e terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia possuem a certificação ISO 9001, o que representa nosso compromisso com os clientes, colaboradores e parceiros. Esta é uma busca constante pela excelência dos nossos serviços e pela melhoria contínua dos nossos processos.

Investimentos

Os investimentos no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas são feitos pela concessionária CCR Metrô Bahia, pelo Governo do Estado da Bahia e Governo Federal.

A concessionária é responsável pela construção das novas estações e do complexo de operações e manutenção, além dos terminais de integração de passageiros e parte dos sistemas operacionais. A CCR Metrô Bahia também é responsável pela operação e manutenção da via e pela aquisição do material rodante (trens) e de sistemas como o de sinalização, telecomunicações e Centro de Controle Operacional (CCO).

Conheça o projeto do Metrô de Salvador

A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina. Desde 2013, a concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões.  Além de ter sido o sistema metroviário que mais cresceu no país nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras, quando concluído, alcançará o posto de terceiro maior metrô do Brasil. A expectativa é que 500 mil passageiros utilizem o modal por dia. Atualmente, a CCR Metrô Bahia opera duas linhas, com 33 km de extensão, 20 estações e 7 terminais de integração com ônibus. Em 2017, todo o sistema metroviário conquistou a certificação de qualidade ISO 9001. O contrato de concessão prevê ainda a expansão da Linha 1 até Águas Claras/Cajazeiras e, da Linha 2, até Lauro de Freitas, totalizando 42 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados.