Tecnologia

Centro de Controle Operacional (CCO)

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas conta com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO) e através dele, é realizada a comunicação dos sistemas da via, dos trens, das estações e dos terminais de ônibus administrados pela concessionária. A operação do sistema é monitorada por mais de 1000 câmeras que alimentam as telas do CCO com informações 24 horas por dia.

O CCO gerencia toda a circulação de trens, fluxo de usuários, segurança pública operacional, sistemas e energia, bloqueios de entrada e saída, sistemas de ventilação, detecção e combate a incêndio entre outras funções. Também é possível realizar estudos para ampliação da velocidade dos trens, o número de viagens, o tempo de trajeto, entre outros.

Sala de Supervisão Operacional (SSO)

Cada estação conta ainda com a Sala de Supervisão Operacional (SSO) que monitora o fluxo de usuários e da circulação de trens, a operação dos elevadores, bloqueios de entrada/saída, escadas rolantes, sistemas de ventilação, detecção e combate a incêndio na estação. O SSO também emite mensagens sonoras e visuais aos usuários.

O metrô conta ainda com um sistema de geradores, de 2,5 MW de potência, para a movimentação dos trens em caso de apagão elétrico da concessionária de energia. Os geradores têm capacidade de movimentar os trens na linha até a plataforma de desembarque mais próxima, garantindo aos usuários total segurança em caso de apagões de energia.

Trens

Os trens do metrô de Salvador possuem quatro carros cada um e têm capacidade de transportar 1 mil passageiros por trem. Com baixo ruído interno, equipados com ar condicionado e limpos diariamente, proporcionam alto nível de conforto aos passageiros.

A frota atual da CCR Metrô Bahia é composta por 38 composições. Destas, 17 estão em circulação nas linhas 1 e 2 do metrô e as demais estão em fase de testes dinâmicos e estáticos no Pátio Pirajá. Até o final de 2017, a concessionária terá, no total, 40 composições, o que permitirá uma redução do intervalo para três minutos entre um trem e outro.

Fabricados pela Hyundai Rotem e montados no Brasil, os novos trens da CCR Metrô Bahia têm design moderno, são equipados com 22 câmeras com transmissão em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO). Possuem ainda, passagem livre entre carros (gangway), sistema de informação aos passageiros por meio de telas LCD, sistema de vídeo para comunicação com o usuário, entre outras melhorias tecnológicas. 

A cada novo trecho da Linha 2, novos trens entrarão em operação.