Novas estações são entregues e concluem trecho do metrô em toda a Paralela

release

A Avenida Luís Viana, ou Paralela - como é mais conhecida, poderá, em breve, ter seus 13 km inteiramente percorridos de metrô. Isso porque, a partir desta segunda-feira (11) mais quatro estações da Linha 2 de metrô foram abertas ao público. Com o início da operação das estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas conta com mais 7,5 km, totalizando 29 km de malha ferroviária a serviço da população baiana.

Ao longo do novo trecho, que pode ser percorrido em menos de 11 minutos de metrô, estão importantes estabelecimentos, escolas, faculdades, casas e condomínios residências, o que torna a avenida uma área de grande fluxo de veículos. Com a abertura das novas estações, a expectativa é de que o metrô passe a transportar uma média de 200 mil pessoas por dia, com capacidade para até 400 mil embarques diários.

Com um projeto arquitetônico, que favorece a racionalização construtiva, operação e manutenção, as novas estações seguem o mesmo padrão, atendendo às normas de acessibilidade com instalação de piso tátil, elevador, escada rolante e escada fixa. A segurança também é garantida aos usuários, por meio de câmeras de monitoramento integradas à Sala de Supervisão Operacional de cada Estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, responsável pela construção e operação do modal.

De metrô, longe dos engarrafamentos, o cidadão poderá realizar o deslocamento entre as estações da Lapa e de Mussurunga em 30 minutos. Já quem partir da Estação Acesso Norte chega em Mussurunga em menos de 23 minutos. As Linhas 1 e 2 funcionam das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana. A tarifa é a mesma dos ônibus urbanos, R$ 3,60, que atualmente estão totalmente integradas ao metrô, podendo ser utilizado o cartão da CCR Metrô Bahia, o SalvadorCARD ou o Metropasse.

Terminal de Ônibus Mussurunga - Reformado e ampliado recentemente, com obras também executadas pela CCR Metrô Bahia, o Terminal de Ônibus Mussurunga já opera integrado ao sistema metroviário e será mais um facilitador para a mobilidade na região, que abrange cerca de 21 bairros de Salvador e Lauro de Freitas. O Terminal tem capacidade para atender até 12 mil usuários por hora, circulando em três plataformas ampliadas de embarque e desembarque, que permitem o fluxo de até 180 ônibus por hora. Atualmente, operam no Terminal de Ônibus Mussurunga 30 linhas urbanas e 8 metropolitanas.

Para a moradora da Estrada Velha do Aeroporto, Stela Cerqueira, a chegada do metrô fará toda a diferença. Atualmente, a teleoperadora leva cerca de 1h30 para se deslocar de casa até o bairro do Comércio, onde pega mais um ônibus, gastando mais 40 minutos até a Boa Viagem, bairro onde trabalha. “De metrô terei uma viagem mais confortável e segura, além de economizar tempo. Acredito que poderei até ter mais horas de sono”, declara.

Próxima estação – Em fase final de obras, a Estação Aeroporto tem previsão de ser entregue à população até o final deste ano. Restam os acabamentos como fechamentos da estrutura e instalações elétrica e hidráulica. Faz parte do projeto ainda, um estacionamento de trens com 3 vias para estacionamento de até 9 trens, a construção de um terminal de ônibus, nova passarela e um transporte gratuito de ônibus até o Aeroporto Internacional de Salvador. Algumas adequações também estão sendo feitas no viário de Lauro de Freitas, entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco).