Metrô de Salvador transportou cerca de 90 milhões de pessoas em 2018

release

A conclusão da implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em 2018, foi um marco para a mobilidade da capital baiana e uma das etapas mais esperadas pela população. Somente no ano passado, o metrô baiano transportou quase 90 milhões de pessoas e realizou mais de 240 mil viagens. No total, os trens percorreram mais de 3,6 milhões de quilômetros, o equivalente a cerca de 90 voltas no planeta terra. O crescimento dos números de transportados, de viagens e distância percorrida foi puxado pela inauguração da Estação Aeroporto e de novos terminais de integração com ônibus como de Pituaçu e Aeroporto.

Considerado uma das obras de infraestrutura mais rápidas da América Latina, o sistema metroviário possui duas linhas, 33 km, 20 estações, 8 terminais de ônibus integrados e 40 trens. O projeto também incluiu a implantação de 17 novas passarelas de acesso às estações de metrô e bicicletários, 12 km de ciclovia e pista de caminhada e o plantio de cerca de 6 mil árvores no trecho entre Pernambués e Aeroporto. Hoje, o sistema transporta mais de 350 mil clientes por dia útil e mais de 152 milhões já foram transportados desde o início da operação, em 2014.

Em 2017, o metrô de Salvador foi responsável por quase 50% do crescimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil com a ampliação da Linha 2, incremento de 14,4 km e inauguração de oito estações em apenas um ano, de acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O sistema também entrou para o ranking dos cinco sistemas que mais expandiram no país naquele ano.