Metrô amplia funcionamento para Festival Virada Salvador a partir de sexta-feira

release

A partir desta sexta-feira (29) até o dia 1º de janeiro, o metrô vai operar em esquema especial para atender à demanda do Festival Virada Salvador, que acontecerá na Boca do Rio. As estações de metrô e terminais de ônibus integrados, administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga - irão abrir uma hora mais cedo, com funcionamento das 04h à 00h, para embarque e desembarque. A segurança no sistema metroviário será reforçada nos dias do festival com uma equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grandes públicos, que estará de prontidão nas estações e nos terminais. Além disso, os usuários vão contar com um reforço do policiamento nas áreas de acesso e entorno do evento, com o apoio do Comando de Operações da Policia Militar – COPPM. O sistema metroviário conta com cerca de 1.600 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento contínuo das estações, trens e áreas de acesso. O controle de situações inesperadas é reforçado pela transmissão de imagens de parte dessas câmeras para o Centro de Informação e Comunicação (CICOM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

Dica de viagem

Para evitar filas e garantir a integração do metrô com os ônibus, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,60. Quem já tem o cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações em operação ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Acesso Norte, Rodoviária e Brotas. O cartão avulso, que dá direito à uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.

  

Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

  • Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
  • Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
  • Transgredir as instruções da concessionária transmitidas pelos colaboradores, pela comunicação visual existente ou pelo sistema de sonorização;
  • Praticar qualquer ato de que resulte embaraço ao serviço ou que possa acarretar perigo ou acidente;
  • Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
  • Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
  • Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
  • Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

 

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

 

Informações para a imprensa:

Camila Logrado

Telefone: 71 9 9239-3228 / 3342 3373