Estações Bairro da Paz e Tamburugy de Metrô ganham novas passarelas

release

O Governo do Estado entrega, nesta quarta-feira (7), à tarde, as passarelas das Estações Tamburugy e Bairro da Paz do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Com a implantação do metrô, 11 novas passarelas foram construídas ao longo da Avenida Luiz Viana (Paralela). Os novos equipamentos têm garantido uma travessia com mais segurança, conforto e comodidade aos usuários do metrô. O evento oficial de entrega das passarelas conta com a presença de representantes do governo e  da CCR Metrô Bahia.

A nova passarela Tamburugy que dá acesso à estação de metrô, ao Shopping Paralela, ao canteiro central e ao ponto de ônibus instalado na avenida, no sentido Centro, vai garantir uma travessia com mais segurança, conforto e comodidade aos usuários. Totalmente acessível, o equipamento foi construído seguindo as normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conta com piso tátil, sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais e duas escadas rolantes inteligentes (uma em cada extremidade).

Suas três rampas de acesso foram construídas com inclinação estabelecida em norma específica e dimensões projetadas para dar autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades durante o deslocamento.

Já a passarela da estação do Bairro da Paz possui 388,85 toneladas, 3,14 metros de largura e 590 metros de extensão. O equipamento fará a ligação da estação de metrô às proximidades da Avenida Orlando Gomes (sentido Aeroporto) e Avenida 29 de Março (sentido Centro) e ao canteiro central da Avenida Paralela. Com capacidade para 9 mil pedestres por hora, a passarela foi construída por cerca de 90 colaboradores em um ano e oito meses de obras. A segurança do local será feita por 19 câmeras de monitoramento interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, rondas estratégicas das Equipes de Segurança da concessionária, além de iluminação em LED.

Assim como as demais já entregues, as novas passarelas atendem às normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e contam com piso tátil, sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais e duas escadas rolantes (uma em cada extremidade). Já as três rampas de acesso foram construídas com inclinação estabelecida em norma específica e dimensões projetadas para dar autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades durante o deslocamento.