ANPTrilhos e CCR Metrô Bahia juntas para desestimular o comércio irregular nos trilhos

release

A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas apoia a campanha nacional de comunicação da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre trilhos (ANPTrilhos) para desestimular o comércio irregular nas estações e trens dos sistemas de transporte. A ação faz parte da 4ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos e será divulgada através de vídeos e artes nos monitores de trens e estações, sites e redes sociais da ANPTrilhos e de todos os seus associados.

Com as mensagens “O barulho dos ambulantes também te perturba?”, “O comércio de ambulantes incomoda os passageiros no trem”, “Você sabia? Este tipo de comércio é irregular”, “o barato sai caro!” e “Não estimule o comércio irregular”, a campanha visa conscientizar os passageiros que esse tipo de comércio não é legal e incomoda os usuários dos metrôs, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

“As pesquisas de satisfação realizadas pelos operadores mostram que a presença dos ambulantes incomoda e está entre os principais motivos de reclamação das pessoas que utilizam os sistemas. Com objetivo de coibir esse cenário, os operadores metroferroviários, através da ANPTrilhos, lançam essa grande campanha contra o comércio irregular”, destaca a Superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular e amparada pelo Regulamento dos Transportes Ferroviários, estabelecido através do Decreto Nº 1.832/1996. O artigo 40 do decreto estabelece: “É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária”. Também regulamentado pelo RTTS 15.197/2014, artigo 15, inciso XXI.

“Essa campanha é importante para o setor com o objetivo de alertar os usuários no sentido de conscientizar e garantir conforto e segurança nas instalações e trens. Se as pessoas identificarem o comércio irregular dentro do sistema devem falar com um agente da estação para relatar a ocorrência”, ressalta o gestor de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.

Sobre a ANPTrilhos

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos. A Associação congrega os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil, indústria e entidades do setor metroferroviário.