Tarifas e Cartões

Gratuidade

Gratuidade

IMPORTANTE: Os cartões gratuidade para portadores de deficiência emitidos pela UGPD/SalvadorCard são aceitos nas catracas do metrô.

 Os portadores do cartão gratuidade da UGPD / SalvadorCard não mais necessitarão possuir cartões Gratuidade emitidos pelo metrô e os cartões do Metrô que já foram emitidos poderão ser utilizados somente até 28/02/2017.

De acordo com Decreto Estadual nº 17.965/2017, a partir de 16/10/2017, a gratuidade para idosos no metrô passa a ser de 65 anos.

 

Gratuidade no metrô

Usuários com gratuidade no metrô:

I - Conforme Decreto Estadual nº 17.965/2017, os idosos com mais de 65 anos terão acesso gratuito ao metrô,

II - crianças até 5 (cinco) anos acompanhadas de seus responsáveis (até 6 anos incompletos),

III - Oficial de Justiça Federal,

IV - Fiscal do Trabalho,

V - pessoa com deficiência residente me Salvador, comprovadamente carente, previamente cadastrada na UGPD / SalvadorCard.

VI - pessoa com deficiência residente nos demais municípios do estado, comprovadamente carentes, previamente cadastrada pela SJDHDS Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Gratuidade sem Cartão

Os idosos com mais de 65 anos, o oficial de justiça federal e fiscal do trabalho terão acesso gratuito ao metrô mediante apresentação, ao Agente da Estação, de documento de identificação oficial com foto juntamente com cartão ou credencial que comprove seu direito a gratuidade. O Agente efetuará a conferência e liberação.

As Crianças até 5 (cinco) anos também terão acesso gratuito ao metrô.
As crianças até 2 (dois) anos, no colo, não necessitam girar a catraca. Para maior segurança e controle, as crianças de mais de 2 (dois) anos até 5 (cinco) anos deverão girar a catraca mediante liberação do Agente de Estação. Para tanto, seus acompanhantes ou responsáveis, deverão se dirigir à catraca específica de gratuidade para que o Agente de Estação efetue a liberação.

Gratuidade com cartão

Deficientes residentes em Salvador

Conforme convênio firmado entre o Metrô e SalvadorCard, os cartões gratuidade para portadores de deficiência emitidos pela UGPD / SalvadorCard passarão a ser aceitos nas catracas do metrô a partir do dia 01/01/2017.

 Os portadores do cartão gratuidade da UGPD / SalvadorCard não mais necessitarão possuir cartões Gratuidade emitidos pelo metrô e os que já foram emitidos serão bloqueados para uso a partir de 28/02/2017.

Deficientes residentes nos demais municípios

De acordo com a PORTARIA CONJUNTA SEDUR/SJDHDS Nº 002/2018, de 20 de dezembro de 2018, os deficientes portadores de cartão emitido em convênio pela SJDHDS (antiga SUDEF – Estado) poderão ter acesso gratuito ao metrô bastando apresentar o cartão ao Agente da Estação, que efetuará a conferência e a liberação. O convênio é válido até o dia 31/12/2019.

 

Regras de Uso do Cartão Gratuidade

O cliente terá acesso gratuito ao Metrô mediante a apresentação do Cartão Gratuidade do metrô ou da UGPD/SalvadorCard ao Agente da Estação que fará a validação do cartão. Validado o benefício, o cliente apresentará seu cartão na catraca, que liberará o acesso.  Esse cartão não permite o uso seguido no metrô dentro do intervalo de 15 minutos.

Para os casos em que o deficiente necessite de acompanhante, o cartão Gratuidade será identificado como "com Acompanhante". 

Este cartão é pessoal e intransferível. Caso seja constatado uso por pessoa diferente da identificada no cartão, a mesma estará sujeita às penalidades previstas na legislação.

O cliente, ao entrar na estação, deverá se dirigir à catraca específica para gratuidades. Toda estação possui, pelo menos, uma catraca adaptada. 

No caso de perda ou roubo do cartão emitido pelo metrô, o usuário poderá bloqueá-lo em qualquer estação do metrô ou nos Balcões de Informação, localizados nas Estações Lapa, Acesso Norte, Mussurunga e no Terminal Pirajá.  

Para os casos em que o deficiente necessite de acompanhante, o cartão será identificado como cartão Gratuidade com Acompanhante.  Para a liberação do acompanhante, basta reapresentar o cartão Gratuidade na catraca dentro de um período de 30 segundos. 

Cadastro e Solicitação do Cartão Gratuidade

Os usuários que já possuem os cartões de gratuidade emitidos pela SJDHDS - Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, (antiga SUDEF / Estado) poderão solicitar a emissão do Cartão Gratuidade do Metrô.

Para solicitar o cartão, o usuário deverá se dirigir a algum dos Balcões de Informação portando os seguintes documentos originais (com cópia simples de cada um deles):

  • Original de documento de identificação oficial com foto ou original de Certidão de Nascimento (se menor de 10 anos);
  • Comprovante de residência;
  • Cartão Gratuidade expedido pela SJDHDS válido.

Até 31/12/2018, os deficientes portadores de cartão emitido pela SJDHDS (estado) poderão ter acesso gratuito ao metrô bastando apresentar estes cartões ao Agente da Estação, que efetuará a conferência e a liberação. Após esta data, o acesso será somente com o cartão do metro.

Os usuários que já possuem os cartões de gratuidade emitidos pela UGPD/SalvadorCard poderão utilizá-los diretamente na catraca do metrô, sem necessidade de possuir um cartão do Metrô.

Os beneficiários que ainda não possuem o cartão ou passe emitidos pela UGPD (município de Salvador) ou SJDHDS (Governo do Estado da Bahia) deverão solicitar o benefício no órgão competente, para depois, de posse do cartão ou passe de gratuidade, poder acessar gratuitamente o Metrô.

Bloqueio

No caso de perda ou roubo do cartão emitido pela UGPD/SalvadorCard, o usuário deverá entrar em contato com a unidade emissora para bloqueio e emissão da 2ª via, aplicando-se, neste caso, as regras estabelecidas pelo regulamento da unidade emissora.

Cartão com defeito

No caso de defeito do cartão emitido pela UGPD/SalvadorCard, o usuário deverá entrar em contato com a unidade emissora para análise e providências, aplicando-se neste caso, as regras estabelecidas pelo regulamento da unidade emissora.

Voltar