Tarifas e Cartões

Estudante

O Cartão Meia Passagem (estudante) é um cartão recarregável e identificado que dá o direito ao benefício da meia passagem, conforme legislação em vigor.

No Metrô são aceitos os cartões meia passagem emitidos pelo SalvadorCARD e Metropasse, além dos emitidos pelo Metrô.

Quaquer dos cartões pode ser utilizado em viagens exclusivas no metrô ou no ônibus e em viagens integradas entre metrô e ônibus.

Foram firmados convênios entre o Metrô e SalvadorCARD nos termos do Decreto 16.520 de 30 de dezembro de 2015, alterando a gestão e emissão de cartões de meia passagem para beneficiários municipais.

Estudantes do município de Salvador: a partir de Janeiro de 2017, o Metrô não mais efetuará cadastro e emissão de cartões Estudante para os estudantes municipais e o único gestor e emissor de cartão meia passagem para o município de Salvador será o SalvadorCARD, nos termos da legislação municipal.

Importante:

Os usuários que possuírem o Cartão Estudante Municipal do Metrô poderão continuar carregando os cartões, até 28/02/2017, podendo utilizá-los enquanto restarem créditos válidos.

Quem tem direito ao Cartão Estudante

O benefício da meia passagem no Metrô é concedido aos estudantes das escolas públicas e privadas da cidade de Salvador e Região Metropolitana reconhecidas oficialmente e que estejam regularmente matriculados e frequentes, conforme legislações municipal e estadual em vigor.

Estudante do Município de Salvador

Conforme convênio firmado entre o Metrô e o SalvadorCARD, a partir de 1º de janeiro de 2017, a gestão e emissão dos cartões de Meia Passagem para os estudantes municipais será efetuada exclusivamente pelo SalvadorCARD, nos termos da legislação em vigor.

Até o dia 28/02/2017 os cartões de Estudante Municipal emitidos pelo Metrô poderão ser carregados nas bilheterias e máquinas de auto atendimento (ATMs) do Metrô e poderão ser utilizados enquanto restarem créditos válidos.

Após findo o prazo para recarga não restando mais créditos válidos, o cartão não poderá mais ser utilizado.

O cartão de Meia Passagem do SalvadorCARD dá direito ao uso de meia passagem no Metrô ou nos ônibus municipais de Salvador e na integração metrô – ônibus municipais. Este cartão não é aceito nas linhas metropolitanas.

O portador de cartão estudante do Metrô Municipal, caso ainda não possua um cartão meia passagem do SalvadorCARD deverá providenciar sua emissão, para continuar usufruindo do benefício.

Clique aqui e saiba como solicitar seu cartão de Estudante Municipal.

Estudante Metropolitano

Conforme convênio firmado entre o Metrô e o Metropasse, a partir de 1º de janeiro de 2017, a solicitação de emissão e revalidação de cartões meia passagem metropolitanos deverá ser efetuada junto ao Metropasse.

Clique aqui e saiba como solicitar seu cartão de meia passagem Metropolitano.

Regras de uso Cartão Estudante

A viagem integrada entre ônibus urbanos e Metrô, com o custo de apenas meia tarifa de integração, deverá ser realizada em um intervalo de até 2 (duas) horas entre a primeira e a última passagem na catraca, seja no Ônibus ou no Metrô. Nesta integração podem ser utilizados o Cartão do Metrô ou SalvadorCARD. Esse cartão não permite o uso seguido dentro do intervalo de 15 minutos no mesmo meio de transporte.

A viagem integrada entre ônibus metropolitanos e Metrô, com o custo de apenas meia tarifa da linha metropolitana, deverá ser realizada em um intervalo de até 3 (três) horas entre a primeira e a última passagem na catraca, seja no Ônibus ou no Metrô. Para esta integração podem ser utilizados o Cartão do Metrô ou do Metropasse.

As viagens exclusivas de metrô podem ser feitas com qualquer cartão, (Metrô, SalvadorCARD ou Metropasse), com o pagamento de meia tarifa do metrô. O uso seguido só é permitido após 15 minutos da última utilização.

O Cartão Estudante é pessoal e intransferível. Caso seja constatada a utilização por pessoa diferente da identificada no cartão, a mesma estará sujeita às penalidades previstas na legislação.

As regras de uso dos créditos e cartões emitidos pelo SalvadorCARD ou Metropasse seguem as regras específicas de cada um conforme legislação e regulamentos próprios

Habilitação e Carga

Cartão Estudante emitido pelo Metrô

O estudante poderá carregar o cartão com qualquer valor, em qualquer bilheteria, quantas vezes desejar.

O valor carregado nos cartões tem validade de 60 dias fora o mês da compra. Após este prazo, os créditos expiram e o estudante terá um prazo de 30 dias contados da data final de validade para solicitar sua revalidação, a qual será concedida, uma única vez, por mais um prazo de 60 dias.

A revalidação dos créditos vencidos pode ser efetuada no Posto de Atendimento sem a necessidade de agendamento

Cartões meia passagem  emitidos pelo SalvadorCARD e Metropasse

As regras de habilitação, carga e revalidação de créditos e cartões emitidos pelo SalvadorCARD ou Metropasse seguem as regras específicas de cada um conforme legislação e regulamentos próprios, os quais estão disponíveis para consulta nos links abaixo.

Metropasse www.metropasse.com.br

SalvadorCARD www.salvadorcard.com.br

 

Bloqueio

Cartão Estudante emitido pelo Metrô

No caso de perda ou roubo do cartão emitido pelo Metrô, o usuário que possuir um cartão Estudante poderá bloqueá-lo e solicitar o ressarcimento dos créditos existentes.

O solicitação de bloqueio do cartão será efetuada através do Portal do Estudante ou pelo telefone (71) 3432-7735.

Uma vez bloqueado, o cartão não poderá ser desbloqueado.

Efetuada a solicitação de bloqueio, o estudante deverá comparecer ao Posto de Atendimento da Lapa e retirar a 2ª via do cartão, mediante apresentação de documento de identificação oficial com foto.

De posse do cartão, o estudante deverá se dirigir a qualquer bilheteria do metrô para efetuar o pagamento da taxa de 2ª via de cartão no valor de 12 (doze) Tarifas Públicas do Metrô, para que seja habilitado para o uso.

Uma vez habilitado, o estudante poderá solicitar o ressarcimento dos créditos, que será efetuado no Posto de Atendimento, sem a necessidade de agendamento.

Cartões meia passagem emitidos pelo SalvadorCARD e Metropasse

No caso de perda ou roubo de cartãomeia passagem emitido pelo SalvadorCARD ou Metropasse, o usuário deverá entrar em contato com o emissor respectivo para bloqueio e emissão da 2ª via, aplicando-se, neste caso, as regras estabelecidas pelo regulamento de cada emissor.

 

Cartão com defeito

Cartão Estudante emitido pelo Metrô

Caso o cartão apresente defeito, o estudante deverá comparecer ao Posto de Atendimento, levando documento de identificação oficial com foto, para emissão da 2ª via.

O ressarcimento dos créditos do cartão danificado serão realizados após 48hs da emissão da 2ª Via.

Caso seja verificado que o defeito não decorreu de mau uso e o cartão estiver no prazo de garantia (um ano), será fornecido um novo cartão, sem custo, com o ressarcimento dos créditos do cartão danificado. Caso contrário, será cobrado o valor de emissão de 2ª via (12 tarifas do Metrô).

 

Cartões meia passagem  emitidos pelo SalvadorCARD e Metropasse

No caso de defeito no cartão meia passagem emitido pelo SalvadorCARD ou Metropasse, o usuário deverá entrar em contato com o emissor respectivo para análise e providências, aplicando-se, neste caso, as regras estabelecidas pelo regulamento de cada emissor.

Voltar