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Como utilizar o metrô

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10 instruções de como utilizar o metrô

01

Nas escadas rolantes, permaneça do lado direito, afastado das laterais e se segure no corrimão. Deixe o lado esquerdo sempre livre. 

02

Crianças com mais de 6 anos precisam de cartão de embarque. Adquira o cartão na bilheteria ou vending machines.

03

Para ficar tranquilo, fique sempre de mãos dadas com suas crianças, elas devem entrar e sair primeiro do trem.

04

Fique atento ao vão entre o trem e a plataforma.

05

Aguarde a chegada do trem e a abertura de suas portas antes da faixa amarela de segurança, demarcada no piso da plataforma.

06

Somente ultrapasse a faixa amarela depois que o trem abrir as portas.

07

Se o sinal de fechamento das portas tocou, não entre nem saia do trem.

08

Para sua segurança, mantenha-se sempre afastado das portas, especialmente enquanto elas estiverem abrindo ou fechando.

09

Nunca desça para a via de trilhos. Se objetos caírem, chame um colaborador da estação.

10

Mantenha sua bolsa, mochila e sacolas perto de você e protegidas pelo seu braço.

Algumas atitudes simples valem muito para uma convivência saudável e para o bem-estar de todos. Seja um usuário consciente e solidário colocando em prática algumas lições de cidadania como:

Os elevadores e assentos de cores diferenciadas são de uso preferencial para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A primeira porta do trem é preferencialmente utilizada para o embarque de pessoas  com deficiência ou com mobilidade reduzida. Respeite o embarque e desembarque dessas pessoas.

Colabore para que tudo  fique limpo. Lugar de lixo é na lixeira!

Todos têm direito ao uso  seguro e confortável dos trens e estações. Procure saber se suas sacolas,  bolsas e outros pertences estão no tamanho correto para irem com você. De acordo com o Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança (RTTS), o volume máximo permitido de objetos transportados não pode ultrapassar 150x60x30 cm.

De acordo com a Lei nº 13.457/16, o transporte de animais domésticos no metrô é permitido, desde  que preenchidos determinados requisitos (dias, horários, forma/condições de acondicionamento e documento de vacina), além de cão guia como acompanhante de deficiente visual.

Direitos e deveres do cliente:

Receber serviço adequado que satisfaça as condições de regularidade, pontualidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade e cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

Receber da concessionária e do Estado da Bahia informações para a defesa de interesses individuais ou coletivos relacionados ao transporte, assim como sobre as questões referentes ao valor da tarifa de transporte público de passageiros.

Ser tratado com simpatia e respeito pelos colaboradores da Concessionária.

Levar ao conhecimento da Concessionária e do Governo do Estado as irregularidades de que tenham conhecimento.

Receber da concessionária e do Estado da Bahia informações sobre como utilizar o serviço com liberdade de escolha, observadas as normas estabelecidas pelo Estado da Bahia.

Pagar as tarifas de viagens e de acesso ao sistema metropolitano de transportes públicos de passageiros, salvo as situações previstas em lei e as gratuidades estipuladas pelo Estado da Bahia.

Contribuir para a permanência das boas condições dos bens públicos, através dos quais lhes são prestados os serviços.

Contar com os canais de comunicação com a Concessionária: centrais de atendimento, meios eletrônicos como página na internet, endereço de e-mail, fax, entre outros.

Direitos e deveres da concessionária:

Executar todos os serviços, controles e atividades relativos ao Contrato de Concessão, com zelo e diligência, utilizando a melhor técnica aplicável a cada uma das tarefas desempenhadas.

Cumprir as determinações legais pertinentes à operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Dispor de equipamentos, acessórios, recursos humanos e materiais necessários à perfeita prestação dos serviços.

Elaborar e implementar procedimentos de atendimento a situações de emergência que envolvam os usuários do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, mantendo disponíveis, para tanto, recursos humanos e materiais.

Executar todos os serviços, controles e atividades relativos ao Contrato de Concessão, com zelo e diligência, utilizando a melhor técnica aplicável disponível a cada uma das tarefas desempenhadas.

Assegurar a adequada prestação do serviço concedido, conforme definido no artigo 6º da Lei federal nº 8.987/95, valendo-se de todos os meios e recursos à sua disposição.

Executar serviços e programas de gestão, bem como fornecer treinamento a seus colaboradores, com vistas à melhoria dos serviços e à comodidade dos clientes.

Elaborar e implementar planos de atendimento para situações de emergência que envolvam os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, mantendo disponíveis, para esses objetivos, recursos humanos e materiais.

Responder pelo correto comportamento e eficiência de seus colaboradores e de terceiros contratados, providenciando o uso de uniforme nas funções e condições em que forem exigidos, bem como o porte de crachá indicativo das funções exercidas.

Atender e fazer atender, de forma adequada, o público em geral e os usuários em particular.

Informar à população e aos clientes em geral, sempre que houver alteração da tarifa de transporte público, o novo valor e a data de vigência.

Cumprir as determinações legais pertinentes à operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Implantar em sua estrutura organizacional serviço de ouvidoria diretamente vinculado à Diretoria da concessionária.